OS 14 PORTOS DO MERITI

 Os 14 Portos da Freguesia de São João Baptista de Meriti



Figura 1: Freguesia de São João Baptista de Meriti com Sobreposição de seu Território 
 

       Desde Monsenhor Pizarro Araújo passando pelo Relatório do Marquês do Lavradio até os autores mais contemporâneos como Gêneses Torres temos a informação de que na Freguesia de São João Baptista de Meriti existiam 14 portos. Assim, sempre que são mencionados como: "Os 14 portos do Merity".

Figura 2: Registro dos 14 Portos nos livro Memórias Históricas do Rio de Janeiro de Monsenhor Pizarro Araújo - 1820


Figura 3: Listagem dos 14 Portos da Freguesia de Merity no Relatório do Marquês do Lavradio - 1779

        Porém, ultimamente, observamos uma confusão tendo em vista a frase acima consagrada: "Os 14 portos do Merity". Esses 14 portos são associados apenas ao Rio Meriti/Pavuna, ou seja, como se eles estivessem todos ao longo apenas do Rio Meriti / Pavuna. O presente texto tenta mostrar que isso é um equívoco. Os famosos 14 portos do Merity são os portos do território da Freguesia de São João Batista de Meriti que era banhada não só pelo Rio Meriti / Pavuna, mas também pela Baía de Guanabara e pelo Rio Sarapuí.


Figura 4: Os 14 Portos da Freguesia de São João Baptista de Meriti


            Desse modo, conforme a imagem acima, podemos identificar que esses portos estavam distribuídos ao longo das massas de água que margeavam a Freguesia de São João Baptista de Meriti e serviam de portas de entrada / acesso ao território dessa freguesia desde o século XVI até o século XX. Com destaque para o Rio Pavuna / Meriti que apresentava uma ligeira concentração desses portos, tendo em vista o acesso à Sede da Matriz da Freguesia de São João Baptista de Meriti se dar pelo Porto da Freguesia e Porto do "Engenho do Porto" dentro do Rio Meriti. Talvez essa concentração de portos nesse Rio da Freguesia tenham gerado essa confusão. Tendo em vista que o nome da freguesia deriva do nome do próprio rio, pois, em 1647, quando a freguesia é criada ela chamava-se: São João Baptista de Trairaponga, nome de um pequeno outeiro às margens da Baía de Guanabara. Com a ruína deste primeiro templo em Trairaponga e o avanço dos engenhos pelo interior do território, decidiram construir uma nova matriz, perto do Rio Meriti e desse modo teve seu nome trocado para São João Baptista de Meriti. Assim, pode ter ocorrido a confusão entre Freguesia de Meriti e Rio Meriti.

Bibliografia


REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. Tomo LXXVI, Parte I, Rio de Janeiro 1913, p. 322 - 323.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado do Brasão do Município de São João de Meriti

A Bruxa de Itinga

Ritos Fúnebres e Irmandades na Igreja Matriz da Freguesia de São João Baptista de Meriti no Século XVIII