A Bruxa de Itinga

                 O dia das bruxas já passou, mas está valendo a lembrança desse episódio ligado à História do Bairro de Éden.

 

            Segue o detalhe da imagem divulgada no Jornal Crítica (RJ), de 02 de novembro de 1929, em que essa ilustração destacava a matéria sobre a existência de uma bruxa localizada em Itinga, atual bairro de Éden, em São João de Meriti.

                A lenda se espalhou e habita o folclore local, desde então.

               Já a história real é outra. A companhia loteadora do que hoje é o bairro de Éden, na época chamado de Itinga (água branca), queria dar impulso à venda dos terrenos. Desse modo, seguiu um caminho sem volta, pois junto com um jornalista espalharam a noticia de que existia na localidade uma bruxa. Essas matérias "pagas" (atualmente seriam "Fake News") saíram por vários dias no mês de novembro de 1929 no Jornal Crítica dando destaque aos feitos e descrições da bruxa que passou a ser conhecida como Bruxa de Itinga. Até uma senhora idosa que morava na região começou a ser confundida com a bruxa e sofreu os efeitos dessa noticia fantasiosa, muito parecido com as fake news de hoje. O objetivo era trazer atenção ou notoriedade ao local, uma espécie de turismo, talvez. Mas, no mesmo jornal é possível ler um outro depoimento/entrevista de um vidente que dizia que em menos de um ano o jornal Crítica seria o maior jornal do mundo superando o "New York Times". Nada como o sensacionalismo. O mistério da Bruxa de Itinga foi desvendado pela Polícia.

                Contudo, como parece que "o tiro saiu pela culatra" ou melhor "o feitiço virou contra o feiticeiro" e os lotes ficaram encalhados. Os moradores de Itinga resolveram mudar o nome da localidade e da nova estação da Estrada de Ferro Auxiliar que se instalara no local.

            Então, a sugestão foi uma homenagem ao prefeito de Nova Iguaçu, na época Arruda Negreiros (Itinga era uma localidade do 4° Distrito de Nova Iguaçu). Como o político não aceitou, os habitantes decidiram chamar a localidade de Ary Parreiras (então interventor do Estado do Rio de Janeiro). Porém, ele não aceitou e assim, foi escolhido o nome de Paraíso. Porém, já havia uma estação com esse nome e foi sugerido um sinônimo: Éden. O novo nome foi aceito e hoje temos o Bairro de Éden em São João de Meriti.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado do Brasão do Município de São João de Meriti

Ritos Fúnebres e Irmandades na Igreja Matriz da Freguesia de São João Baptista de Meriti no Século XVIII