MAPA DOS 9 ENGENHOS DA FREGUESIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE MERITI

             Mapa com os contornos dos atuais municípios e os 9 Engenhos de Cana-de-Açúcar existentes segundo o Relatório do Marquês do Lavradio (final do século XVIII) na Freguesia de São João Baptista de Merity, conforme descrição do relatório do Marquês do Lavradio, levantado pelo mestre de campo das milícias da época.

 


Os gráficos mostram a localização aproximada de cada engenho, o número de caixas de açúcar, pipas de aguardente e número de escravos utilizados na produção. Podemos perceber que o engenho mais produtivo da freguesia era o Engenho de São Matheus (terras que deram origem ao Território do Município de Nilópolis). A Freguesia de São João Baptista de Meriti em conjunto com a de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá eram as mais produtivas em cana de açúcar do lado Ocidental da Baía de Guanabara. [1] Outras freguesias eram especializadas em gêneros agrícolas como a Freguesia de Suruí e sua famosa farinha de mandioca.

 Bibliografia:

[1] ABREU, Mauricio de Alemeida. Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502 - 1700). Editora: Andrea Jakobsson Estúdio e Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Ano: 2010. Edição: 1ª ed.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado do Brasão do Município de São João de Meriti

A Bruxa de Itinga

Ritos Fúnebres e Irmandades na Igreja Matriz da Freguesia de São João Baptista de Meriti no Século XVIII