A Divisão Territorial do 4° Distrito

 

            Entre as mudanças proporcionadas pelo fim do Império e proclamação da república foi a separação entre Igreja e Estado. Assim, as antigas divisões em freguesias foram substituídas pelas divisões administrativas chamadas de distritos. Nesse contexto, a antiga Freguesia de São João Batista de Meriti transformou-se no 4° Distrito de São João de Meriti do Município de Iguassú. O território da antiga freguesia, então convertido em 4° distrito, permaneceu inalterado entre 1889 e 1916. Contudo, além do Povoado do Arraial da Pavuna, outras aglomerações populacionais começaram a crescer no território do 4° Distrito, em função das estações ferroviárias instaladas ao longo das quatro ferrovias que atravessavam esse distrito no início do século XX. Essas estações ferroviárias serviram de núcleo inicial de um povoamento promovido pelo mercado imobiliário que começou a fracionar grandes propriedades em pequenos lotes visando sua venda para a população que desejava se instalar ao longo das ferrovias e dessa forma ter acesso à Cidade do Rio de Janeiro.

            Um desses empreendimentos imobiliários teve início com o fracionamento em lotes da Fazenda de São Matheus, uma das mais antigas propriedades rurais situadas no território do 4° Distrito de São João de Meriti. O loteamento dessa fazenda teve como centro a Estação de Engenheiro Neiva da Estrada de Ferro Central do Brasil, localizada nas proximidades da antiga sede da fazenda. A partir dessa estação cuja aglomeração populacional no seu entorno passou a chamar-se de Povoado de São Matheus, os loteadores se organizaram politicamente para captar a infraestrutura urbana para seu empreendimento. Esse processo avançou e em 1916, o povoado conseguiu se transformar no 7° Distrito de Iguassú gerando o primeiro desmembramento territorial do 4° Distrito de São João de Meriti. [1]

             O crescimento dos povoados no entorno das estações ferroviárias continuou, sobretudo no entorno da Estação de Merity, em funcionamento desde 1886, na Estrada de Ferro do Norte, posteriormente, Estrada de Ferro Leopoldina Railway. Esse crescimento populacional e político permitiram que ocorresse mais um desmembramento territorial do 4° Distrito de São João de Meriti. Desse modo, o 4° Distrito teve seu território desmembrado mais uma vez para dar origem a mais um distrito. Assim, o Decreto n° 2.559 de 14 de março de 1931 criou o 8° Distrito de Caxias, com sede no povoado da Estação de Meriti, pertencente ao Município de Nova Iguaçu. [2]

            Tudo isso mostra que o 4° Distrito de São João de Meriti, com sede no Arraial da Pavuna, foi ao longo do tempo perdendo força política dentro do município de Nova Iguaçu. Essa perda de força acabou se refletindo nas perdas territoriais para atender às demandas políticas surgidas nas Estações de Engenheiro Neiva e de Merity. Posteriormente, esses novos distritos deram origem a novos municípios: o 7° Distrito transformou-se no atual Município de Nilópolis; e o 8° Distrito deu origem ao 1° Distrito do Município de Duque de Caxias.



Mapas Evolutivos da Divisão Territorial do 4° Distrito

 

BIBLIOGRAFIA

[1] - CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU. Memórias da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu: CMNI, 2000. p59.  Nova Iguaçu: . Disponível em: <https://www.cmni.rj.gov.br/site/historia/livro-memoria-da-camara-municipal-de-novaiguacu.pdf> Acessado em: 03/08/2021.

 

[2] - MAIA FORTE, Matoso. Memória da Fundação de Iguassú. Rio de Janeiro: Typografia do Jornal do Comércio, 1933. p. 53

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado do Brasão do Município de São João de Meriti

A Bruxa de Itinga

Ritos Fúnebres e Irmandades na Igreja Matriz da Freguesia de São João Baptista de Meriti no Século XVIII